domingo, 22 de maio de 2011

Mestre Camisa ( Abadá - Capoeira )


José Tadeu Carneiro Cardoso (Jacobina, Bahia, 1956) mais conhecido como Mestre Camisa é um mestre e professor de capoeira brasileiro.
Ele e seu irmão Camisa Roxa são os fundadores do grupo ABADÁ-Capoeira, presente em vários países do mundo.[carece de fontes]
Começou o aprendizado da capoeira com o irmão mais velho, Camisa Roxa, aluno de mestre Bimba. Em 1964 a família mudou-se para Salvador. Integrou a academia de mestre Bimba onde logo se formou em 1969.
Participou como capoeirista de numerosos shows folclóricos organizados por seu irmão Camisa Roxa. Em 1972, aos 16 anos portanto, abandonou os estudos para profissionalizar-se como capoeirista no Rio de Janeiro.
Passou a ensinar no grupo Senzala. Paralelamente, a relação com o irmão Camisa Roxa propiciava-lhe conhecer o exterior, viajando para participar de espetáculos, principalmente na Europa. Aproveitava para dar aulas de capoeira; desse jeito, os integrantes dos shows criaram destacamentos do grupo Senzala, principalmente na Alemanha e na França.
Por volta de 1988, Mestre Camisa, já com nome, separou-se do grupo Senzala para fundar a Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte - Capoeira, conhecida sobre o acrónimo ABADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário